Países, Suíça

Dicas de Viagem à Lucerna – Suíça

13 jul 2018   |   por Aline Paladino   |   0 comentários

Neste Post, Dicas de Viagem à Lucerna – Suíça e outras fora do circuito turístico! Eu moro aqui com minha família desde 2013 e adoro a cidade!

Lucerna é uma das cidades mais bonitas da Suíça. Localizada à beira do lago Vierwaldstättersee, que significa Lago dos 4 Cantões e cercada pelos Alpes, atrai mais de 1 milhão de visitantes de todo o mundo por ano.

Localização

O Cantão Lucerna fica na Suíça alemã, à 50 km de Zurique (o aeroporto mais próximo) e 100km de Berna, na parte central da Suíça. É uma cidade de médio porte, para os padrões suíços, tem em torno de 80.000 habitantes.

Desde a Idade Média, faz parte da importante rota que liga o Norte ao Sul da Europa, através do túnel São Gottardo.

Por sua localização estratégica, é uma das principais bases para turistas em viagens à Suíça montarem diferentes roteiros, como os que incluem trens panorâmicos e esqui nos Alpes.

Pontos Turísticos

Kapellbrücke (Ponte da Capela)

Se estiver só de passagem por Lucerna, não deixe de visitar a ponte de madeira coberta mais antiga da Europa, com mais de 650 anos de história.

Devido a um incêndio em 1993, parte da ponte foi reconstruída. Uma das particularidades da ponte, são as pinturas do século XVII, algumas já restauradas e contam parte da história suíça.

Ao lado, fica a Torre de Água (Wasserturm), construída em 1300, já foi uma prisão e servia para guardar o tesouro da cidade e hoje é o monumento mais fotografado da Suíça.

Ponte da Capela e cidade velha de Lucerna ao fundo

Wasserturm, antiga prisão da cidade.

Spreuerbrücke

Próximo a Igreja dos Jesuítas, uma outra ponte em madeira, construída no século XIV, fica a Spreuerbrücke.
Tá bom, mas daí vc me pergunta… Por que visitar essa ponte, já que já vi a mais famosa?? Porque em nenhum lugar do mundo, vc vai ver uma ponte com pinturas mais mórbidas que essa!
Aqui, pode-se ver a Dança da Morte, pintada por Kaspar Meglinger.

Cidade Velha e Rathaus

Os prédios históricos de Lucerna são incríveis! Destaque para a Rathaus, construída na primeira década do século XVI em estilo Renascentista.
Já estivemos em um evento aqui e o interior da Rathaus é impressionante, todo de pedra!

Museggmauer/ Torres Medievais

Originalmente, 30 Torres da Idade Média protegiam Lucerna entre os séculos XII e XV. Hoje, ainda existem 13 torres e 4 delas, podem ser visitadas durante os meses de abril e novembro.
Visitamos a Zytturm, que tem 31m de altura e o relógio no interior da Torre foi construído em 1535 po Hans Luterer, está em funcionamento e pode ser visto na parte interna da torre.
Esta atração é para crianças a partir de 5 anos que gostem de caminhar, são vários lances de escada e não acesso a carrinhos de bebê. A vista da cidade é espetacular!

Torres Medievais

Igreja dos Jesuítas

Igreja lindíssima construída em estilo barroco. Vale muito a pena ver!! Ao lado, uma escola da época que hoje é um prédio histórico usado como Chancelaria da Cidade.

Monumento do Leão

Outra atração é ir ao Löwendenkmal, Monumento do Leão, construído em homenagem aos mais de 700 guardas suíços que morreram durante a Revolução Francesa em 1792 servindo ao Rei Ludwig XVI.

Monumento do Leão

Castelo Gütsch

Uma visita ao Gütsch, hotel e restaurante com mais de 130 anos de história, vale a pena. Apesar de nunca ter sido um castelo e ser desde sempre um hotel, foi comprado a pouco tempo por empresários russos e seu bondinho foi reinaugurado em 2017. Link para o site aqui.

Museus

Os museus mais importantes de Lucerna são:

      • Museu do Transporte;
      • Rosengart, que tem Picasso, Monet, Joan Miró, Renoir e outros mestres da arte no seu acervo;
      •  KKL Centro de Convenções e de Cultura.

Passeios de barco no Lake Lucerne

          • Ótima pedida é o Circuito Dourado, passeio de barco até Alpnachtstadt, que dura 1 hora ou 90 minutos, e deste vilarejo, subimos de trem até o topo do Pilatus (Kulm).
            O roteiro inclui a descida com o teleférico até Kriens, próximo ao centro da cidade.
            Por pessoa, custa CHF 102.60 e com o Swiss Travel Pass, o valor é de CHF 36.00 por adulto.
          • A Viagem Panorâmica com o Barco Saphir dura 1 hora e tem saídas diárias. Valor por adulto CHF 27.00, crianças 13.50. Preço o Swiss Travel Pass CHF 16.50 por adulto;
          • De Maio a Setembro, outra dica é um passeio especial para ver o Por do Sol, parte por volta das 19:00 do Pier e custa CHF 28.00 por adulto;
          • Para o Bürgerstock, Hotel Histórico que foi reinaugurado em 2017, um barco exclusivo leva os hospedes e turistas de Lucerna e inclui o Bondinho que sobe ao Hotel. Preço por pessoa CHF 34.00 (só o passeio de barco, ida e volta) e CHF 84.00 valor com o bondinho;
          • Outros lindos vilarejos como Weggis, Vitznau, Brunnen (onde fica o Museu do Canivete Suíço da Victorinox), valem um bate e volta de barco no Lago Lucerna; Ficamos hospedados em um hotel lindo em Weggis chamado Alpenblick, conto mais sobre ele neste Post.

Informações e horários de todos os passeios de barco do Lago Lucerna, vc confere no site da SGV.

Lago de Lucerna e Monte Pilatus ao fundo

Montanhas próximas à Lucerna

Vir a Suíça e não ir a uma montanha é o mesmo que ir ao Vaticano e não ver o Papa, rs!
Em Lucerna, as três principais e mais famosas são: o Pilatus, o Rigi e o Titlis.

Ao todo são 10 montanhas nos arredores de Lucerna que podem ser visitadas: CabriO Stanserhorn, Stoos, Gemsstock, Klewenalp, Melchsee-Frutt, Brunni e Brinzer-Rothorn, ao sul do Cantão Lucerna, divisa com Cantão Berna.

Pilatus

Vista do topo do Monte Pilatus (Pilatus Kulm)


Para conhecer o Monte Pilatus, leia neste Post.

Rigi

Topo do Monte Rigi

Titlis (aqui tem neve o ano todo!)

Teleférico Panorâmico 360º para chegar no topo do Tiltlis

O que tem de melhor para crianças aqui?
As melhores atrações para crianças são: o Museu do Transporte e Planetarium, as Torres Medievais, passeio de barco e visita as Montanhas Rigi, Pilatus e Titlis.

Onde se hospedar

Um dos sites mais confiáveis para escolher sua hospedagem em Lucerna é o site da Hotellerie Suisse (Swiss Hotel Association), com a classificação e avaliação dos hospedes.
Entre aqui no site.

Nossos restaurantes favoritos

Um dos restaurantes mais bacanas de Lucerna é o gartenHAUS 1313, um típico chalé suíço e menu surpresa para o jantar (Lindenstrasse 21, 6015 Lucerna Tel: +41 41 (0)240 2565) Reserve neste site.

Outro favorito é o tailandês Song Pi Nong, que serve pratos deliciosos. Não deixe de provar o Red Curry, que não lembra em nada o sabor do curry indiano que conhecemos, mas sim um creme com leite de coco, condimentos com carne ou camarão. (Sternenplatz 6, 6004 Lucerna Tel:+41 (0)41 412 1213)

Inclusive, este restaurante tailandês fica em frente ao Stadt Keller (Sternerplatz 3, 6004 Luzern Tel: +41 (0)41 410 4733), que serve comida típica suíça e tem show de folclore.
Uma outra boa opção para é o Foundue Haus (Falkengasse 4, 6004 Luzern Tel: +41 41 (0)412 3737), também no centro.

O melhor restaurante italiano da cidade é o Ristorante Barbatti, que fica na Topferstrasse 10, 6004 Luzern.

Lucerna no Verão
Jul/Ago

O evento mais importante no verão de Lucerna é a festa da cidade, a Luzernerfest. Normalmente a festa acontece no último final de semana de junho, sexta e sábado.
A festa começa de dia e vai até a madrugada e no sábado, por volta das 22hs acontece uma queima de fogos.
Uma parte da cidade fica fechada para o trânsito e vários palcos com música ao vivo são espalhados pelo centro.
Os principais bares da cidade, montam seus Stands com música eletrônica e vários Food Trucks. A festa é gratuita, a venda de Pins por CHF 10.- é doada a associações de caridade.

Para as crianças, uma área com brincadeiras antigas, pintura facial e de camisetas, torre de escaladas e distribuição de presentes é patrocinada por uma rede de supermercados.
A cada 30 minutos, tem passeio de barco cruzando o lago, do KKL até o Hotel Nacional ou pedalinho, que as crianças também adoram.

Vários outros eventos, como: Cinema Open Air à beira do Lago; Maratona de Lucerna; Blue Balls, Lucerne Festival, Riviera Latina na cidade de Weggis e Street Food Festival animam a estação mais alegre do ano.

Lido: praia de areia à beira do lago, com duas piscinas, restaurantes e um parquinho lindo e enorme. Tem Stand Up Paddle para alugar por CHF15.-por hora.
Durante o inverno, o restaurante do Lido fica aberto e serve Fondue com vista para o Lago de Lucerna. Entrada CHF 8.- para adultos e crianças CHF3.-

Lago de Sempach: este é com certeza, nosso lugar favorito no verão! O Lago de Sempach é bem menor do que o de Lucerna e tem águas cristalinas, ótimo para fazer Stand Up. A Strandbad na cidade de Sursee é uma área fechada, à beira do lago, com restaurante, parquinho e uma área bem rasa do lago que é cercada para as crianças. Entrada CHF 5.- para adultos e crianças CHF3.- Sursee fica à 20min de carro/trem de Lucerna.

Lucerna no Outono
Out/Nov

Nas primeiras semanas de outubro, é montado em frente ao KKL o parque de diversões da cidade, a “Chilbi” como dizem os suíços. O cheiro de amêndoas caramelizadas no ar nos remete diretamente à infância… A Chilbi é o agito da cidade no outono 🙂
Uma dica no outono é visitar o Castelo Gütsch ou a Fábrica de Chocolates Artesanais Aeschbach Chocolatier, em Root, à 7 min de trem de Lucerna.

Lucerna no Inverno
Jan/Fev

No mês de dezembro, uma ótima pedida para adultos e crianças é a pista de patinação no gelo em frente ao KKL e o Mercadinho de Natal, no largo dos Franciscanos.

O Carnaval de Lucerna é um dos mais famosos da Suíça, seguido pelo de Basiléia, e uma das diferenças mais marcantes é que ele é bem sinistro, se comparado ao nosso.
Ele começa na quinta-feira as 05:00 da manhã, a chamada Schmutzig Donnerstag (quinta-feira suja), na semana que antecede a quarta-feira de cinzas.
Os grupos chamados Guggenmusik passam pela cidade velha de Lucerna animando os foliões e esquentando o inverno!

Na sexta e sábado de Carnaval também tem desfile de Guggenmusik em Lucerna.

Lucerna na Primavera
Abril/Maio

Um passeio bem bacana com as crianças para fazer nesta época do ano, a partir de abril e até o mês de outubro é o City Tour de trenzinho.
A saída é em frente ao Hotel Schweizerhof (na beira do lago) e dura 40min. Adultos CHF12.- e crianças de 5 a 15 anos CHF5.-

Outra boa pedida na primavera é uma visita ao Museu do Transporte, na Arena do Museu tem Kart com escolinha de trânsito, pedalinho e outros brinquedos.

Dicas de Viagem Lucerna fora do circuito turístico

Parque Konservatorium Dreilingen

Um dos nossos locais escondidos preferidos em Lucerna, lindo para fazer um passeio com crianças é o conservatório de música, o Konservatorium Dreilingen.(Dreilingenstrasse 93, 6006 Lucerna)
Além de uma vista incrível da cidade, este lugar é perfeito para fazer um piquenique ao som de diversos instrumentos musicais estudados pelos alunos, especializados em música clássica e coral.

É o maior parque da cidade, com 35.000 m² e seus palacetes construídos em estilo jardim inglês, do século XVIII. Esculturas de mármore e uma gruta completam a beleza do local.
Este local pertencia a uma família e foi doado ao cidade de Lucerna em 1929, e desde 1952 como conservatório de música. Desde 1999 faz parte da Faculdade de Música de Lucerna.
Por estar localizado em uma colina, tem uma visão privilegiada dos Alpes e praticamente não recebe turistas, a maioria dos visitantes são moradores e grupos de escola.

Lago de Lucerna

Parque Chärnsmatt

Localizado no bairro de Rothenburg, à 10min do centro, esse parque tem Mini Locomotivas à vapor e elétricas, com maquinistas e são o ponto alto do lugar. Cada passeio de trem custa CHF3.00(Bertiswilstrasse 40, 6023 Rothenburg Tel:+41 41 280 3434 www.chaernsmatt.ch)

Ace Café

Filial do legendário Ace Café de Londres, que iniciou sua história em 1949, o local é ponto de encontro de apreciadores de motos, carros antigos e Rock and Roll.
O Bar tem vários eventos durante o ano, com encontros de várias marcas de carros e motos, clássicos antigos e relíquias. Shows ao Vivo também fazem parte do programa.
Para comer: Burger, Onion Rings e Classic Hot Dogs.

(Ace Café Sonnmatthof 2, 6023 Rothenburg Tel: +41 41 530 00 44)
Mais sobre o Ace Café e calendário de eventos, no site.

Ace Café Lucerna

Posts relacionados:
Dicas de Viagem à Lucerna – Suíça
Museu do Transporte
Lindt Swiss Chocolate Adventure
Fábrica de Chocolates Artesanais Aeschbach Chocolatier

Não esqueça de deixar um comentário =)

Deixe seu Comentário
0 comentários
    Topo